domingo, 8 de janeiro de 2017

TEMPORADA DE 77 NO MOTOCICLISMO

Tucano campeão de 77 na categoria 500cc

1977 - A temporada de 1977 começa com um número reduzido de provas e sem as corridas longas do tipo "24 Horas", que são proibidas. Mesmo com o esporte ameaçado as provas de velocidade e cross acontecem.

Na segunda etapa da Taça Centauro, a briga particular entre Adu Celso e Edmar Ferreira "pegou fogo" e foi para as pistas. De um lado, Adu Celso com uma Honda 550, com motor de competição e quadro construído por ele e Gualtiero Tognochi. Do outro, Edmar Ferreira, com uma Yamaha TZ 750 vinda do Japão, que segundo a Yamaha do Brasil era uma motocicleta fabricada em série. O regulamento era omisso para julgar o caso. A corrida foi realizada e na primeira bateria  Edmar venceu. Na segunda, o goiano alinhou uma TZ 350 e venceu novamente.

No motocross, Roberto Boettcher passa a ser o primeiro brasileiro a participar de um campeonato mundial, com atuações regulares. No Brasil, o caminho ficou livre para Nivanor Bernardi, que encontrava no gaúcho Pedro Bernardo Raymundo, o Moronguinho, o seu mais sério rival. No Cross de Las Américas, Nivanor e Moronguinho fizeram uma "dobradinha à brasileira".

Um novo garoto começa a aparecer na velocidade. Correndo sem patrocínio, na categoria 125cc especial, Claudio Girotto Filho vence uma corrida em Las Salinas, no Equador, válida para o Campeonato Latino-Americano.

Mas as corridas de velocidade aqui no Brasil não iam bem naquela época. Dificuldades para conseguir peças, provas reduzidas, problemas com a importação de motocicletas e falta de disputa nas principais categorias afastavam o público das arquibancadas.

Como saída, Eloi Gogliano fez um apelo às fábricas para criarem a categoria nacional. Nesse meio tempo nasceu a categoria ciclomotores, como forma de criar novas "estrelas".

Nas 24 Horas de Bol D'Or disputada na França, registrava um feito brilhante dos pilotos brasileiros Tucano e Edmar Ferreira: 5º lugar com Honda RCB 997, da equipe Formula G.

O Campeonato Brasileiro de 1977 terminava com Denison Vieira Peres campeão nas 50cc com Garelli, Kurt Feichtemberger na 125cc com Yamaha, Tucano nas 350/500cc com Honda, Fifa Carmona na 550/1300cc com Kawasaki, e Edmar Ferreira na 350cc Especial com uma Yamaha TZ350. No Campeonato Paulista o destaque foi a conquista do título por Salvatore Amato, aos 46 anos, correndo com uma Ducatti 750cc.

No motocross, Nivanor Bernardi foi o campeão nas 125cc e 250cc com Yamaha.