quarta-feira, 25 de abril de 2018

PRE CONTRATO UMA OVA !





Um famoso jornalista inglês afirma que Daniel Ricciardo assinou um pre-contrato com a Ferrari. Troque o "famoso jornalista inglês" por "um famoso jornalista italiano" e teremos o mesmo fake news de 2017 quando afirmaram que o Vettel tinha pre-contrato com a Mercedes.

E o pior é que com a internet todo mundo repete a mesma bobagem e a coisa vira verdade.

Pra começo de conversa as maiores possibilidades de Daniel Ricciardo estão na Mercedes. A Mercedes esta sem contrato com os seus dois pilotos. Tanto o contrato do Bottas como o do Hamilton terminam no fim do ano.

Não estou afirmando que o Ricciardo não vá para Ferrari. O que eu estou dizendo é que na Ferrari as coisas são um pouco mais complexas, porque o Vettel esta sob contrato até 2020. E se a gente lembrar, a forma como o contrato do Vettel foi feito, deve ter sido muito vantajoso para o piloto.

Primeiro a renovação foi de 3 anos, quando o "normal" seriam de 2. Além disso o lado financeiro foi muito bom. Especula-se que o valor foi de 120 M, o que dá 40 M por ano. E tem mais um fator, na época, Vettel era assediado pela Mercedes. Junte tudo isso e a conclusão é de que a posição do Vettel na hora renovação era muito boa, então a Ferrari "pode" ter aceito certas concessões. Tipo, ter uma cláusula em que o Vettel pode barrar o segundo piloto.

Veja bem, isso é só suposição minha, mas se eu fosse o Vettel, eu vetaria o Ricciardo na equipe.

E tem mais, a troco de quê o Ricciardo assinaria um pré-contrato? Pré-contrato não é para pilotos do nível do Ricciardo, Vettel, Hamilton...etc Esses não assinam pre-contratos, assinam "contratos"!

Pre-contrato é para promessas tipo: Sainz, Ocon, Leclerc....

Mais, Ricciardo declarou que não "tem pressa" em tomar uma decisão. E com um pre-contrato você de certa forma fica preso. Sabendo que o contrato do Lewis vence esse ano, porque ele se apressaria em assinar com a Ferrari?

E como já comentei em outro post, Ricciardo não vai sair da RBR para ser segundo em outra equipe. O próximo passo é para ser o titular. E com carro para disputar título mundial.

Se eu pudesse escolher um time para correr ano que vem, eu escolheria a Mercedes. Na minha opinião as chances da conquista de um título pela Mercedes são maiores do que com um Ferrari.

Repito, não estou dizendo que ele não possa ir para a Ferrari. Essa possibilidade existe. O que eu estou criticando é esse "boato" de pre-contrato.