quarta-feira, 18 de julho de 2018

EMERSON E PIQUET




1979 - A partir de março, no Grande Prêmio da África do Sul, as chances de vitórias brasileiras na Formula 1 aumentarão muito. Neste GP estreará o Copersucar-Fittipaldi F6, com Emerson Fittipaldi ao volante. E Nélson Piquet estará mais ambientado com a também nova Brabham-Alfa Romeo BT 48.

A entrada de Nelson Piquet na equipe Brabham/Alfa Romeo foi muito benéfica para o automobilismo brasileiro e também para Emerson Fittipaldi.

Agora, com mais um brasileiro na categoria "top" do automobilismo mundial, as atenções brasileiras se dividirão e muitos já falam até em rivalidade que poderá surgir entre os dois pilotos, como no tempo em que José Carlos Pace era vivo.

Curiosamente, Piquet começa na equipe que Pace deixou. Além de ter um talento nato para o automobilismo, com bons conhecimentos de mecânica e uma tocada muito forte, Nelson Piquet tem como vantagem ser companheiro de equipe de Niki Lauda, um piloto que não esconde informações nem tenta sabotar o segundo piloto da equipe.

A desvantagem de Piquet é que ele não conhece algumas pistas onde são disputados os Grandes Prêmios válidos pelo Campeonato Mundial, como os da África do Sul, Long Beach, Dijon e Watkins Glen.

Mas nas outras pistas ele se sentirá em casa, graças à experiência adquirida nas provas que disputou no Campeonato Europeu de Fórmula 3, em 1977.

A Brabham Alfa Romeo tem condições de disputar o título mundial, principalmente depois que a fábrica de motores italiana Alfa Romeo desenvolveu seu motor de 12 cilindros em V, permitindo ao projetista Gordon Murray fazer um carro aerodinamicamente dentro das modernas técnicas de "wing car".

Muito se comenta que Niki Lauda vai abandonar o automobilismo no final dessa temporada e por isso Bernie Ecclestone teria dado preferência ao jovem Nelson Piquet nesta temporada para que ele possa ser, em 1980, o primeiro piloto da Brabham.

Entusiasmo é o que não falta para Emerson Fittipaldi conquistar seu terceiro título nesta temporada. Carro também não. O Copersucar F6, projetado por Ralph Bellamy, está entre os mais modernos da Fórmula 1.

Piquet poderá até mesmo ajudar Emerson enquanto o F6 não vingar. É que um carro novo pode apresentar problemas nas primeiras provas e, com Piquet conseguindo bons resultados, Emerson terá a tranquilidade suficiente para colocar em prática toda sua capacidade para desenvolver o novo projeto.

Outro fator que ajudará muito Emerson em sua busca ao título mundial é que ele pertence ao "grupo dos 8" da Goodyear na guerra aberta contra a fábrica francesa Michelin.