domingo, 16 de setembro de 2018

VAMOS COM CALMA



Amigos, antes de falar sobre a corrida, eu quero comentar um negócio.

Começaram de novo com aquela chatice de "endeusar" o cara. Aquele coisa que dá dor de barriga na gente.

A turma tinha parado um pouco com essa bobagem quando o Vettel estava na frente, mas parece que a turma do "olê, olê, olá, e dá-lhe Senna" voltou com tudo.

Tenho elogiado o Hamilton porque ele tem merecido. Mas dizer que ele é E.T. ou coisa parecida é ufanismo de fã. Vamos deixar isso para os ingleses.

O Hamilton está com uma mão na taça por dois motivos:

Ele esta pilotando muito bem. Esta com sorte. E principalmente a Mercedes vem fazendo um grande trabalho.

Então, não é só o Hamilton. É o pacote todo.

A Ferrari vai perder o título porque o Vettel vem fazendo uma temporada ruim, e o time também comete muitos erros. Então, a culpa não é só do Vettel, é o pacote todo que está ruim.

A Mercedes vem trabalhando muito bem e isso dá tranquilidade para o Hamilton.

Depois da surra em SPA, na semana seguinte, a Mercedes conseguiu dar um carro para o Lewis enfrentar as Ferrari. Isso foi importante, porque não deixou a moral cair.

Em Monza o Vettel perdeu a pole porque colocou duas rodas no cascalho. Não teve nada com posição de pista ou vácuo. Isso é balela. Foi erro do Vettel. E a Mercedes na corrida, teve carro para enfrentar as Ferrari. Se não tivessem, teriam levado uma surra como a Ferrari levou no ano passado porque em Monza o que vale é potência. Duas inverdades sobre Monza: dizer que a equipe prejudicou o Vettel nos treinos e dizer que o Lewis não tinha carro.

Lewis além de ter um carro melhor do que em SPA, pilotou muito bem. E a equipe Mercedes fez um grande trabalho durante a corrida. Junte tudo isso, e você tem um "pacote vencedor".

Com 41 pontos de vantagem faltando seis corridas para o fim da temporada, fica difícil para a Ferrari reverter. Principalmente porque a "moral" do time está baixa.

Arrivabene deve ser queimado no final do ano. Dificilmente continua.

A coisa está bagunçada lá dentro. Falta comando. Nos treinos tivemos um bom exemplo com os dois pilotos questionando o uso dos pneus mais lentos. Kimi e Seb reclamaram que os pneus estavam errados. Mostra que a relação deles com a chefia já não é confiável. Eles duvidam do comando, e a equipe duvida dos pilotos. Relação ruim entre eles.

Kimi já sabe que está fora. Não acredito que prejudique o time, não é da sua índole fazer isso. Nunca foi um cara vingativo. Vai continuar a ser o mesmo Kimi, mas também não espere milagres.

A relação do Seb com o time e os tifosis também está desgastada. Acabou a lua de mel. O divórcio esta próximo. As juras de amor acabaram e agora a desconfiança prevalece.

Ele duvidando da capacidade de organização do time e a equipe colocando em dúvida sua habilidade com piloto em trazer o título. Azedou de vez.

Lewis pode fazer um descarte que ainda assim continua líder, com uma vantagem de 16 pontos. E esse jogo é o seu preferido. Ser agressivo sempre foi sua marca registrada. Ele pode arriscar, já que tem gordura para queimar.

Já Vettel além de não poder mais errar, só a vitória interessa. Além disso, precisa tomar cuidado na hora das ultrapassagens, porque um toque pode significar perda do título.

Nesse domingo pilotou com as "pontas do dedos" na hora de disputar posição.

Quanto ao Bottas, esse é outro que está com a moral lá embaixo. Não espere mais ver um Bottas como no ano passado, quando chegou a dar um calor no Hamilton. Seu desempenho deve cair.

Ele deve "ler jornal" e as notícias não são boas. Todo mundo comenta que o assento já é do Ocon. Final do ano que vem ele deve perder o emprego.

Mesmo que o Lewis resolva parar em 2020, suas chances de ficar são pequenas.

2020 promete ser o ano em que Ferrari e Mercedes irão disputar o passe do Verstappen. É quase certo que ele substitua um dos dois:  Vettel ou Lewis. Não vejo ninguém no mesmo nível dele. Se for para a Ferrari como será que fica Leclerc. Dois anos de experiência serão suficiente para "encarar" um Verstappen. Não consigo imaginar Vettel renovando contrato em 2020. Só acontece se vencer os campeonatos de 2019/20. Duvido até que ele cumpra o contrato se tiver um 2019 ruim.

Leclerc, coitado. Ano que vem vai sentar numa "frigideira quente". Se a coisa esse ano está explosiva para dois pilotos "veteranos", imaginem a situação do rapaz.

Alguém acredita que um piloto com experiência de 20 Gps vai liderar um time. Disputar título com Lewis ?

PILOTO CREME NÍVEA

A Globo querendo "fazer a cabeça" do telespectador mais desavisado. O piloto do dia eleito pela FIA e por votação dos milhares de fãs foi Max Verstappen.

Já Lewis Hamilton foi eleito piloto "CREME NÍVEA", é bom esclarecer isso !