sábado, 15 de dezembro de 2018

TOWNSEND THORENSEN



1977 - Em sua melhor atuação desde que começou a participar do Torneio Townsend Thorensen de Formula Ford (carros equipados com motores Cortina), Francisco Serra não venceu.

Na prova disputada no dia 11 de abril em Mallory Park, Serra, da Equipe Rastro/Sadia, chegou em quinto lugar, e passou a ser o terceiro no torneio.

Serra largou na primeira fila, mas logo na primeira volta levou uma batida na traseira de seu Van Diemen, ficando parado no meio da pista em sentido contrário. Teve que esperar que todos os concorrentes passassem para manobrar, voltando à competição em 21º lugar.

Depois, chegou a pensar em desistir, pois o carro estava muito difícil de controlar por causa de uma avaria sofrida na suspensão traseira. Mas, como na Fórmula Ford os acidentes são rotineiros, duas voltas depois ele já estava em 18º lugar, aproveitando uma múltipla colisão. Assim, resolveu prosseguir na competição.

Forçando bastante o ritmo de seu carro, que estava equipado com um ótimo motor, Serra foi subindo de posição a cada volta, aproveitando também das desistências por batidas.

Entrou na última volta na sétima colocação e conseguiu superar dois adversários na reta de chegada, recebendo a bandeirada como quinto classificado.

O vencedor da prova foi o belga Ives Sarazin, com um Royale, seguido por Mike Blanchett, com uma Lola, David Leslie com Royale, John Village, Royale; Francisco Serra, Van Diemen; e Don McLeod, também com Van Diemen.

Na semana seguinte, em Snetterton, na sexta prova válida pelo Torneio Townsend Thorensen, Serra voltou a correr bem, chegando ao final em terceiro lugar, logo atrás do vencedor Trevor Van Rooyen com um Royal Minister e de Mike Blanchett com Lola.

Ele obteve a pole position, mas foi ultrapassado na largada pelos Royale de Yves Sarazin e Trevor Van Rooyen, ficando em quarto lugar Mike Blanchett com Lola T440. Logo depois Sarazin abandonou a corrida por causa de um acidente e Serra passou para o segundo lugar, brigando com Trevor pela primeira posição durante as 13 voltas iniciais.

Na última volta, Blanchett conseguiu surpreender Serra ao ultrapassá-lo de forma sensacional, garantindo o segundo lugar, enquanto o brasileiro cruzou em terceiro, bem distanciado do quarto colocado, Nigel Mansell, com um Javelin, que largou em 14º lugar e fez uma excelente corrida.

No final da corrida houve muitos protestos, principalmente contra os motores Minister, que equiparam os carros dos dois primeiros colocados. Michael Roe, não conformado com o rendimento desses motores, acabou pedindo que eles fossem abertos. Mas nada foi comprovado, e pouco depois da vistoria o resultado oficial foi divulgado.