quarta-feira, 7 de março de 2012

PEDRO PIQUET




Não é difícil localizar o motorhome de Pedro Piquet no kartódromo de Aldeia da Serra. É um moderno colosso de três andares, bem maior do que o de qualquer outro garoto que está na pista. Em um canto da sala, repousa um capacete com pintura igualzinha àquela que o pai usava. A única diferença são as cores: o tricampeão mundial usava vermelho e branco. Pedro trocou o vermelho pelo laranja.

Refestelado no sofá está o simpático garoto de 13 anos e 1,62 m, de olhar vivo, que fala da brincadeira que está ficando séria. Ás quinta-feiras ele bota seu enorme caminhão na estrada, rumo a uma das principais pistas de kart do País. Quer dominar cada uma e virar uma fera, de olho nos títulos do Brasileiro e na Copa do Brasil de sua categoria, a junior.

Em seu primeiro ano de competição, ele já venceu a Copa do Brasil da categoria mirim. A Copa Centro-Oeste nem disputa mais. Ganhou três e parou. "Está muito fraco o nível por lá. São muito poucos karts na pista".

Pedro começou no kart aos 6 anos, "para ver se gostava". Assim que sentiu que sim, Nelson lhe deu o motorhome, projetado por ele mesmo, e alguns conselhos. "Não entre nessa para ser apenas mais um. Tem de ser o melhor", ensinou. E, obviamente, lhe disse para continuar estudando, para o caso de não vingar na carreira.

A orientação, é claro, foi devidamente acolhida. O respeito pelo que fez o pai é imenso. "É muito diferente da gente. Nós temos dinheiro, ele não tinha. E começou a andar de kart aos 18 anos. Hoje os pilotos chegam à Fórmula Um com 18 anos".

Pedro hoje tem os mesmos mecânicos que trabalhavam com Nelsinho. Satisfeitos em preparar os karts dos Piquet, eles nem pensam em trocar de emprego. "Somos meio filhos dele também", afirma um deles.

O pequeno piloto acha que toda essa estrutura causa inveja nos outros garotos. "Adoram falar ganhei do Piquet", resmunga...

Por essas e outras, calcula que tenha "uns dois amigos" no meio do kart. "Assim é melhor, quando o cara é amigo, a gente evita tocar no carro dele. Dessa forma fico mais à vontade".

Hoje, Nelson vai dar um pulo na pista para ver como correm as coisas. Talvez em 2013 Pedro já corra de Fórmula +, categoria em que carros de pequena potência aceleram em kartódromos. Os Piquet não param...