quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SOUND + VISION



1989 - Com o lançamento do CD, novo formato de áudio que viria a suceder o antigo Lp (vinil), vários selos começaram a soltar no mercado caixas especiais com um visual atraente e algumas faixas extras nunca realizadas, demos ou sobras de estúdio, coisas que só eram encontradas nos Lps piratas começavam a ser comercializadas de forma oficial.

Uma dessas caixas foi essa do David Bowie que comprei em 1989, lançada pela Rycodisc, que abrange a fase dos anos 70 até o começo dos 80 com o album "Scary Monsters". Essa é a fase criativa do artista Bowie que me interessa, o resto da carreira dele é de uma chatice que não tem tamanho, pelo menos para mim.


O que eu gosto nessa caixa é que o repertório dela não se concentra só em hits, ela faz um apanhado geral da carreira de Bowie sem cair na tentação de colocar só os sucessos. Das quarenta e seis faixas só cinco são inéditas. Uma demo de Space Oddity gravada em 1969 no quarto de Bowie, bem diferente da versão oficial, mais intimista só com vocal e a guitarra de John Hutchinson.


A caixa tem um visual atraente e muito bem cuidado com a tampa em acetato transparente com o rosto de Bowie impresso na cor roxa que quando fechada forma com a grafia das capas dos Cds uma sensação de 3D. Na parte SOUND da caixa é composta por 3 Cds com um design do selo muito bonito e na parte VISION um CD-Video (no formato Laser-disc) com 3 faixas de áudio inéditas gravadas ao vivo no Music Hall, em Boston no dia 1º de outubro de 1972 e na parte de vídeo um clip de "Ashes to Ashes". Ainda acompanha a caixa um livreto de 72 páginas com fotos raras e registro de todas as gravações.



A parte de video do CDV é o clip abaixo de "Ashes to Ashes" do album "Scary Monsters" de 1980