Demissões de Sante Ghedini e Ermanno Cuoghi
1977 - O importante, mesmo, aconteceu na véspera: Niki Lauda, já proclamado campeão da temporada, pegou o telefone, procurou o novo chefe da equipe, Roberto Nosetto, e informou-lhe, convicto:
"Lutei toda a noite contra minha consciência mas decidi: domingo, eu não corro".
E não correu. Por uma única razão. Cansado das pressões da Ferrari, desde que anunciou sua intenção de competir pela Brabham na próxima temporada, o austríaco ficou indignado com as chamadas últimas providências do comendador Ferrari.
A primeira: correr com três carros (para a estréia do canadense Gilles Villeneuve).
A segunda: dispensar Ermanno Cuoghi, o chefe de equipe, e Sante Ghedini, seu auxiliar.
A primeira: correr com três carros (para a estréia do canadense Gilles Villeneuve).
A segunda: dispensar Ermanno Cuoghi, o chefe de equipe, e Sante Ghedini, seu auxiliar.
Daí a revolta de Niki Lauda. E de nada adiantaram os apelos de toda a equipe.
No sábado, o austríaco acompanhado da mulher, pegou um avião e seguiu para Viena.
No sábado, o austríaco acompanhado da mulher, pegou um avião e seguiu para Viena.
Irônico, deu uma última desculpa aos insistentes apelos:
"Estou com desarranjo intestinal e não posso correr".
Pela primeira vez no grande circo, um piloto abandonava sua equipe às vésperas de um Grande Prêmio. Assim, propositadamente.
E o resultado não poderia ser pior para a Ferrari que, como Lauda, é campeã. Reutemann, agora o nº 1, parou com problemas no carro. E Gilles, que fez sua estréia, acabou batendo na penúltima volta, quando corria em sexto lugar.
Batida. Esta foi a regra de uma corrida disputada sob um tempo ameaçador, à temperatura de seis graus, e que acabou vencida pelo sul africano Jody Scheckter. Um resultado que, pelo menos, movimentará algum interesse em torno da última prova da temporada, o GP do Japão, dia 23: Scheckter, com 55 pontos, e Andretti, com 47 pontos, brigarão pelo vice-campeonato.
As rodadas e batidas começaram a acontecer nos treinos. E Ian Ashley foi a primeira vítima. Saiu da pista de Mosport Park direto para o hospital, com as duas pernas quebradas e fraturas por todo o corpo.
Depois, na prova, logo na primeira volta, Regazzoni tentou ultrapassar Scheckter e também saiu da pista. A mais séria, porém, aconteceu entre Rupert Keegan e Hans Binder. Binder escapou ileso, mas Keegan foi parar no hospital com a perna esquerda fraturada.
Depois, na prova, logo na primeira volta, Regazzoni tentou ultrapassar Scheckter e também saiu da pista. A mais séria, porém, aconteceu entre Rupert Keegan e Hans Binder. Binder escapou ileso, mas Keegan foi parar no hospital com a perna esquerda fraturada.
Entretanto, o mais dramático iria acontecer a três voltas do final. Mario Andretti, o pole-position, liderava quando o motor do MK III fundiu. Foi o desespero. O bastante para Scheckter, uma volta atrás, avançar e ganhar.
Um azar que se repetiu para Emerson (abandonou na 28ª volta). Alex, entretanto, fez uma bela corrida. Acabou em oitavo.
Um azar que se repetiu para Emerson (abandonou na 28ª volta). Alex, entretanto, fez uma bela corrida. Acabou em oitavo.