Pessoal, meu comentário de hoje é sobre a polêmica do motor Ferrari.
Vocês conhecem aquele velho ditado "onde tem fumaça tem fogo"...isso se aplica no caso Ferrari.
Primeira coisa: na F1 sempre existiu um certo "código de ética". Nenhuma equipe acusa ou levanta uma suspeita, sem ter uma base fundamentada.
Volto a citar o caso Senna que desconfiava da irregularidade dos carros Benetton. Senna queria que Frank Williams protestasse, mas o Frank preferiu deixar a coisa quieta.
No caso atual, para a Red Bull questionar junto a FIA sobre uma "possível" irregularidade nos motores, é porque eles tem alguma informação com base concreta.
Pelo motivo da Honda também ter se manifestado, não acusando, mas levantando uma dúvida, é sinal que eles sabem de algo.
A filosofia de trabalho dos japoneses é sempre pautada pela serenidade e eles não iriam se pronunciar caso não tivessem uma "certeza".
A própria declaração do Max Verstappen atesta isso.
No ímpeto da sua juventude, ele só "repetiu" o que deve ter ouvido dentro da sua equipe.
A Mercedes esperou fechar a "fatura", para só depois, levantar uma suspeita.
Lewis também falou sobre o caso. Não foi tão radical como o Max. Foi mais "polido", mas também deve ter falado o que ouviu dentro da Mercedes.
E essa suspeita não é de agora.
Essa tal "queima de óleo" é antiga.
Só ganhou destaque agora, porque a coisa ficou descarada. Em Monza, exageraram e deu muito na cara ...
As duas Mercedes se "revezaram" no ataque à Ferrari do Leclerc, sem conseguir sucesso.
Eles saíam da Parabólica colocados na Ferrari, abriam a asa móvel, e a Ferrari sumia na frente ...
Lewis não deu "trégua" e quando "cansou" foi a vez do Bottas atacar sem sucesso.
E apesar do Leclerc cometer alguns erros, ele venceu a corrida.
E em Monza todo mundo sabe que é pista só de "motor" ...
Por isso dizer que o mau desempenho nos USA foi configuração aerodinâmica, não se sustenta.
Você até pode "inventar" um apetrecho aerodinâmico, como um "defletor", e ganhar uma corrida ...ou até ser campeão...Caso da Brawn GP.
Mas "motor" é diferente ...
... não tem segredo ...
Os caras passam 2, 3 anos, trabalhando em cima do motor, para conseguir ganhar no máximo uns "20 ou 30 cv". Quando isso acontece, eles "soltam rojão" !
Vide a dificuldade da Honda em conseguir alcançar o desempenho dos Mercedes ...
Agora, a Ferrari, de uma hora para outra, aparece com aquele "motorzão", que deixa..."outro motorzão" ...como o Mercedes...comendo "poeira"...é no mínimo suspeito !