quarta-feira, 13 de novembro de 2019

ONDE TEM FUMAÇA TEM FOGO ...




Pessoal, meu comentário de hoje é sobre a polêmica do motor Ferrari.

Vocês conhecem aquele velho ditado "onde tem fumaça tem fogo"...isso se aplica no caso Ferrari.

Primeira coisa: na F1 sempre existiu um certo "código de ética". Nenhuma equipe acusa ou levanta uma suspeita, sem ter uma base fundamentada.

Volto a citar o caso Senna que desconfiava da irregularidade dos carros Benetton. Senna queria que Frank Williams protestasse, mas o Frank preferiu deixar a coisa quieta.

No caso atual, para a Red Bull questionar junto a FIA sobre uma "possível" irregularidade nos motores, é porque eles tem alguma informação com base concreta.

Pelo motivo da Honda também ter se manifestado, não acusando, mas levantando uma dúvida, é sinal que eles sabem de algo.

A filosofia de trabalho dos japoneses é sempre pautada pela serenidade e eles não iriam se pronunciar caso não tivessem uma "certeza".

A própria declaração do Max Verstappen atesta isso.

No ímpeto da sua juventude, ele só "repetiu" o que deve ter ouvido dentro da sua equipe.

A Mercedes esperou fechar a "fatura", para só depois, levantar uma suspeita.

Lewis também falou sobre o caso. Não foi tão radical como o Max. Foi mais "polido", mas também deve ter falado o que ouviu dentro da Mercedes.

E essa suspeita não é de agora.

Essa tal "queima de óleo" é antiga.

Só ganhou destaque agora, porque a coisa ficou descarada. Em Monza, exageraram e deu muito na cara ...

As duas Mercedes se "revezaram" no ataque à Ferrari do Leclerc, sem conseguir sucesso.

Eles saíam da Parabólica colocados na Ferrari, abriam a asa móvel, e a Ferrari sumia na frente ...

Lewis não deu "trégua" e quando "cansou" foi a vez do Bottas atacar sem sucesso.

E apesar do Leclerc cometer alguns erros, ele venceu a corrida.

E em Monza todo mundo sabe que é pista só de "motor" ...

Por isso dizer que o mau desempenho nos USA foi configuração aerodinâmica, não se sustenta.

Você até pode "inventar" um apetrecho aerodinâmico, como um "defletor", e ganhar uma corrida ...ou até ser campeão...Caso da Brawn GP.

Mas "motor" é diferente ...

... não tem segredo ...

Os caras passam 2, 3 anos, trabalhando em cima do motor, para conseguir ganhar no máximo uns "20 ou 30 cv". Quando isso acontece, eles "soltam rojão" !

Vide a dificuldade da Honda em conseguir alcançar o desempenho dos Mercedes ...

Agora, a Ferrari, de uma hora para outra, aparece com aquele "motorzão", que deixa..."outro motorzão" ...como o Mercedes...comendo "poeira"...é no mínimo suspeito !