Pessoal, olhem bem para a foto acima e respondam :
Alguém aposta na Ferrari em 2020 ?
Eu sou pessimista. Com esse "trio" o time vai continuar a usar uma "braçadeira de luto" ...
2019 foi um ano terrível para a Ferrari.
Não vi nada de bom lá. Enxerguei só problemas.
Problemas na organização, no gerenciamento de pista, erros de estratégia, conflito dos pilotos, acusações de irregularidade técnica ... uma bagunça gigantesca.
E esse era para ser um ano de "mudanças", começando com uma "limpa geral", demitindo o "homem de gelo" e o "homem que não sorria", como se sorriso ganhasse campeonato.
O erro foi que colocaram as peças erradas.
No lugar do Raikkonen, a melhor escolha seria Daniel Ricciardo. Um piloto vencedor de 7 Grand Prix, bastante experiente, que sabe trabalhar em time de ponta, sem ter problema de relacionamento com companheiros forte na equipe , o tal dos "alfas" (foi companheiro do Vettel e do Verstappen), e que ainda viria como bônus, já que na época assinava até contrato em branco.
Estava motivado, depois da vitória espetacular no GP de Monaco, ansioso para começar vida nova em outro time ...
É só lembrar que quando Max Verstappen subiu para o time principal, venceu na sua primeira corrida, e isso "não provocou ciumeira" em Daniel Ricciardo, que era o principal piloto do time, nem "desestabilizou" a equipe.
O australiano continuou trabalhando forte na equipe sem criar problemas. Não ameaçou esconder "telemetria" ou se negou a "dar vácuo" para seu companheiro. Nem ouvimos "lamentos via rádio" !
Com Daniel na equipe Ferrari, faria sentindo a declaração de Binotto de que "não teriam 1º piloto no início e que a coisa se decidiria no cronômetro"...
Enquanto o jovem Leclerc cumpriria duas temporadas na Alfa Romeo, 19/20, onde poderia ser melhor observado, e onde seriam corrigidos as suas deficiências, já que não teria a pressão de disputar um título mundial.
Além disso, com a "promessa" de que em 2021 assumiria o lugar de Vettel na equipe, já que o contrato do alemão vence no final do ano.
Ricciardo assinaria por duas temporadas 19/20 e dependendo dos resultados poderia ter o contrato renovado em 2021, formando dupla com Leclerc.
Na minha avaliação isso seria o correto.
O erro foi que colocaram as peças erradas.
No lugar do Raikkonen, a melhor escolha seria Daniel Ricciardo. Um piloto vencedor de 7 Grand Prix, bastante experiente, que sabe trabalhar em time de ponta, sem ter problema de relacionamento com companheiros forte na equipe , o tal dos "alfas" (foi companheiro do Vettel e do Verstappen), e que ainda viria como bônus, já que na época assinava até contrato em branco.
Estava motivado, depois da vitória espetacular no GP de Monaco, ansioso para começar vida nova em outro time ...
É só lembrar que quando Max Verstappen subiu para o time principal, venceu na sua primeira corrida, e isso "não provocou ciumeira" em Daniel Ricciardo, que era o principal piloto do time, nem "desestabilizou" a equipe.
O australiano continuou trabalhando forte na equipe sem criar problemas. Não ameaçou esconder "telemetria" ou se negou a "dar vácuo" para seu companheiro. Nem ouvimos "lamentos via rádio" !
Com Daniel na equipe Ferrari, faria sentindo a declaração de Binotto de que "não teriam 1º piloto no início e que a coisa se decidiria no cronômetro"...
Enquanto o jovem Leclerc cumpriria duas temporadas na Alfa Romeo, 19/20, onde poderia ser melhor observado, e onde seriam corrigidos as suas deficiências, já que não teria a pressão de disputar um título mundial.
Além disso, com a "promessa" de que em 2021 assumiria o lugar de Vettel na equipe, já que o contrato do alemão vence no final do ano.
Ricciardo assinaria por duas temporadas 19/20 e dependendo dos resultados poderia ter o contrato renovado em 2021, formando dupla com Leclerc.
Na minha avaliação isso seria o correto.
FUTURO
Qual será o futuro da Ferrari ?
Não tenho a resposta.
Depois dessa renovação de contrato por 5 anos com Charles Leclerc, fica difícil fazer um avaliação de qual será o rumo seguido pela equipe.
Fica difícil porque esse novo contrato não tem muito sentido prático, já que o contrato do jovem piloto ainda vigorava. Então qual o real motivo disso ?
Só enxergo um motivo:
Deixar claro para todos que o piloto principal deles nos próximos 5 anos será Charles Leclerc.
Vou fazer uma comparação, só para o leitor entender melhor:
Seria o mesmo que a equipe Mercedes desse ao Bottas, de uma hora para outra, um contrato de 5 anos, sem mencionar nada sobre um possível novo acordo com Lewis Hamilton !
Isso é o tipo de mensagem "cifrada" ... Vettel está de saída
Tudo bem, eles já tem um piloto que é o Leclerc... quem será o outro ?
Só pode ser alguém que vai "tocar o 2º violino" ....
porque eu nunca vi uma equipe "dar contrato de 5 anos" para um 2º violino !!!!!!!
2º violino tem contrato "de 1 ano" como o do Bottas !
Então pode excluir dessa lista pilotos top como Hamilton, Ricciardo e Verstappen ... dificilmente seriam companheiros de Leclerc na Ferrari
Leclerc teria que enfrentar pilotos no auge da forma, e não um "moribundo e sem confiança" como o atual Vettel. A parada seria duríssima com estes dois...
Sainz, um nome que está sendo sondado, também não vai aceitar sair da McLaren onde é o número 1 e ainda tem um "ambiente saudável !" como ele próprio declarou...
Vai trocar o "conforto" da casa de Woking, pela Ferrari, para ouvir "pirralho" gritando no rádio "estou mais rápido" ....
Fica difícil definir quem será o companheiro do Charles pelos próximos 5 anos...
Se no primeiro ano ele "já tomou conta da equipe" ...não vai querer "repartir" o bolo com mais ninguém ...
Caso ele "entregue" tudo que a Ferrari deseja, não vejo problema nisso ... todo mundo satisfeito
mas e se ele não corresponder as "expectativas" ...
Tipo Neymar Jr no PSG .... que assinou por cinco temporadas ...
muito dinheiro gasto, regalias mil ... Torre Eiffell iluminada e...
" vão ter que engolir o rapaz pelos próximos 5 anos !!!!!!!
O xeique ficou uma "pistola" ...
Não estou afirmando que isso vá acontecer. Não tenho bola de cristal. Torço para que ele acerte o time e dê um título para a Ferrari ...
mas ...e se ...
Neste caso, a gente conhece os italianos ... de bestial para besta ...é rapidinho !
Põe "outro" lá ... mas será que o "maestro" do time vai querer "largar a baqueta" e voltar a "tocar o 2º violino" ...
Mãeeeeeee ... chama o Tio Nicolas !
O tio Nicolas, que de bobo não tem nada, deve ter feito um contrato "bem amarrado", aproveitando que a "italianada" está "cega dos olhos", desesperada por títulos, com o agravante do Vettel "negar fogo" ....
O Todt Jr já declarou que "investiu" muito dinheiro no Leclerc, então, ele não iria firmar um contrato onde poderia "perder dinheiro"...
Hoje em dia não é como antigamente ... quando o comendador dava um telefonema ...e o cara era expulso rapidinho ...
Hoje os contratos são de "milhões de euros" e piloto tem "empresário" e uma "banca de advogados" por trás.
Já foi o tempo que o Bernie "rasgava contratos" ...
Só vejo um caminho pela frente ....
Charles Leclerc vencer os próximos 5 mundiais ...
ANO DIFERENTE
O ano de 2020 será muito diferente para Charles Leclerc. Em muitos aspectos...
Será um ano melhor, onde teremos os "prós" e os "contras"...
As vantagens serão muitas:
Terá todas as atenções do time e será tratado como o piloto principal. Terá vantagem sobre Vettel, que está de "malas prontas" para deixar a equipe no final do ano.
Como é praxe acontecer, quando um piloto está de saída, a equipe começa a "omitir" informação.
Não estou afirmando que a equipe irá prejudicar o Seb, mas Charles terá mais acesso aos segredos do time do que Vettel, que está de saída.
Charles terá toda equipe ao seu lado, já que será parte do time pelo próximos 5 anos.
Agora tem as desvantagens :
Ano passado não foi criticado porque a responsabilidade era toda do Vettel. Todas as críticas ficaram concentradas no Seb já que ele era o homem de frente para brigar com as Mercedes. Enquanto Leclerc foi poupado.
Esse ano acaba a brincadeira ...
ninguém vai achar graça se ele jogar uma corrida fora como fez em Monaco. Ou como aconteceu na Alemanha ...
Vai ser cobrado se perder uma corrida como aconteceu na Austria. Vai sofrer comparações, caso perca uma corrida disputando com Hamilton ou Verstappen.
Sua capacidade será coloca em xeque, já que este ano foi alçado pela Ferrari, como o piloto a bater Hamilton e Verstappen.
Acabou a fase de aprendizado.
Vai ter que mudar o seu estilo de pilotagem ...
Em Monza, quando forçou Hamilton para fora da pista ... Hamilton declarou que "só recuou porque estava pensando no título"
este ano quem vai ter que" recuar" será o Leclerc ... porque ele vai "estar na disputa" pelo título.
cada ponto será importante ...
colisão com o Vettel ... nem pensar ... vai ter que tomar "extremo cuidado" quando for atacar seu companheiro ...acabou aquele negócio de o "outro recuar" !!!!
esse ano quem não vai "virar o volante para esquerda" vai ser o Vettel ! as posições estão invertidas ! o maior prejudicado será o monegasco em caso de colisão ...
Não vai poder fazer o que fez no Japão com o Verstappen !
Ninguém vai "dar os parabéns" se fizer 7 poles e não convertê-las em vitórias ...
A cobrança será alta ...