1974 - Treinos para o Grand Prix USA , Emerson, Regga e Jody na disputa pelo título mundial
.A tranquilidade com que Emerson Fittipaldi desceu de seu carro no final dos treinos de ontem, após obter o 8º tempo, 12 centésimos de segundo abaixo de Clay Regazzoni, o 7º colocado, leva a crer que ele está obedecendo a um esquema cuidadosamente planejado pela McLaren para provocar a mesma surpresa do último dia de treinos do GP do Canadá. Ontem em Watkins Glen, ele também usou um motor velho, testou pneus e apenas preparou o carro para os treinos de hoje, enquanto Clay Regazzoni e Jody Scheckter, mesmo forçando seus carros ao máximo, não conseguiram se colocar entre os primeiros e ainda acabaram enfrentando problemas mecânicos. As surpresas foram Mario Andretti em 1º lugar, com um carro norte-americano Parnelli-Ford e José Carlos Pace em 3º lugar.
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Como aconteceu no Canadá, o pessoal da Equipe Ferrari percebeu a tranquilidade de Emerson ontem depois dos treinos e começou a ficar preocupada com o comportamento dos mecânicos da equipe McLaren, que levaram calmamente o carro para trás dos boxes, acompanhados por Emerson e Teddy Mayer, sorridentes e conversando animadamente. Além disso, a Ferrari tem um motivo muito sério para se preocupar, pois Clay Regazzoni nem conseguiu treinar até o fim, por quebra do motor de seu carro, que deverá ser trocado para os treinos de hoje. A McLaren também terá que trocar o motor do carro de Emerson, mas com a diferença de que isso já fazia parte de um plano elaborado pelo piloto.
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Jody Scheckter conseguiu se colocar à frente de seus dois rivais na luta pelo título mundial, mas também enfrentou uma série de problemas mecânicos, que deixaram intranquilo os dirigentes da Equipe Tyrrell, pois Emerson, sem qualquer problema e usando um equipamento que não é o mais forte de sua equipe, conseguiu ficar a apenas 12 centésimos de segundo de Regazzoni e a 38 centésimos de Scheckter. O único problema que poderia pejudicar a McLaren na sua luta contra a Ferrari, que era o frio intenso de Watkins Glen, também foi superado ontem, porque durante os treinos a temperatura passou de zero para 14 graus centigrados. Com isso, a pista secou completamente e Emerson acha fácil melhorar bastante o rendimento de seu carro: "Com o que vai ser feito durante a noite, poderei andar bem mais rápido e até pensar na pole-position, porque os dez primeiros desse primeiro treino estão muito próximos uns dos outros".
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.A Equipe McLaren está tomando cuidados extremos com o carro de Emerson, tendo sido construida uma grande estufa de madeira dentro do box, equipado com um aquecedor elétrico onde são guardados todos os pneus que devem ser colocados no carro. Além disso, o sistema de radiocomunicação utilizado nos treinos de ontem por Emerson e Hulme fez com que os pilotos perdessem menos tempo nos boxes, pois, antes da parada, os mecânicos já sabiam o que deviam fazer. E por toda a tranquilidade demonstrada, é possível que Emerson consiga colocar-se na frente de Regazzoni com pouco tempo de treino hoje, seguindo a mesma tática usada no Canadá: esperar o momento em que a pista estiver mais livre, para andar mais rápido. O carro já está acertado para isso, depois de muito tempo perdido nos boxes para troca do discos de freio dianteiros e regulagem de aerofólio. Os pneus escolhidos por Emerson foram os mais macios, que voltaram a ser fabricados pela GoodYear para essa corrida, depois de um ano.
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Mario Andretti confirmando o resultado dos testes feitos no circuito há uma semana, estabeleceu o primeiro tempo dos treinos, supreendendo aos que não esperavam ver o carro norte-americano tão bem acertado logo na sua segunda corrida de Formula 1. O rendimento de todos os carros durante o treino foi prejudicado pela quebra do motor da Ferrari de Regazzoni, que espalhou muito óleo pela pista. Mas o único acidente foi o de Jean-Pierre Beltoise, que destruiu toda a frente de sua BRM P-201 ao bater fortemente contra o guard-rail. Beltoise saiu sozinho do carro, mas sentou-se no guard-rail porque sentia fortes dores no joelho, e mais tarde, atendido no ambulatório médico do autodromo, soube que sofrera uma luxação que poderá até afastá-lo da corrida. Entretando, Beltoise afirma que pretende correr amanhã, e comenta-se no meio automobilistico que o piloto francês pretende encerrar a sua carreira após o Grande Prêmio dos Estados Unidos, o que se espera também de Dennis Hulme e Graham Hill, embora nenhum deles confirme a intenção de abandonar as pistas.
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A BRM de Beltoise com a frente destruída .
Hoje, o treino começa às 11:30 da manhã e pelo comportamento de Emerson, pode-se esperar uma boa surpresa na sua classificação para a largada. Ao sair do autódromo ontem à tarde, ele demonstrava a mesma tranquilidade, trazia o mesmo sorriso e dizia quase as mesmas palavras que utilizara no prmeiro dia de treinos do Canadá: "Acho que fomos bem no treino inicial, pelas circunstâncias em que treinamos, gastando um bom tempo para acertar bem o carro".
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Clay Regazzoni muito preocupado em acertar seu carro, chegando a pegar uma chave para ele mesmo tentar regular a barra de direção, os dirigentes aborrecidos com o fato de Niki Lauda ter feito melhor tempo que seu companheiro, provocando comentários de que o austríaco poderia deixar a equipe, dando lugar a Jacky Ickx, Luca de Montezzemolo, assessor de Enzo Ferrari, chamando Emerson de "homem de muita sorte". Tudo isso serviu para mostrar que a Ferrari não está com um bom ambiente para a corrida de amanhã, com dirigentes, pilotos e mecânicos demonstrando um certo receio com relação ao sucesso da equipe na decisão pelo título. Ao final dos treinos de ontem, os mecânicos da Ferrari voltaram a repetir a frase dita muitas vezes durante o Grande Prêmio do Canadá: "Emerson tem muita sorte". Embora as duas Ferraris tivessem conseguido melhores tempos que Emerson, toda a equipe italiana demonstrava preocupação, não só com o carro de Regazzoni, apesar de ter melhorado de rendimento ao final dos treinos, mas também com a tranquilidade demonstrada por Emerson.
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Somente Luca Montezzemolo, assessor de Enzo Ferrari e uma espécie de relações publicas da equipe, tentava disfarçar sua preocupação, fazendo elogios as atuações do piloto brasileiro. Mesmo assim, ele não conseguia esconder um certo receio pelo que poderá acontecer nos treinos de hoje, e deixava transparecer que espera uma nova surpresa por parte da McLaren, assim como aconteceu no Canadá, quando Emerson não conseguiu boa colocação no primeiro treino, mas obteve a pole-position no segundo. Outro fato que deixou os dirigentes italianos bastante aborrecidos foi Niki Lauda ter conseguido melhor tempo que Regazzoni. Comenta-se, inclusive que devido a discordância de pontos de vista, Niki Lauda se afastaria da Ferrari para dar lugar a Jacky Ickx, que no ano passado correu pela equipe italiana, passando este ano para a equipe Lotus.
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Enquanto isso, Clay Regazzoni, o maior rival de Emerson na disputa pelo título, mostrava-se muito agitado ao final da primeira sessão de treinos. Tomando café bem quente, ele fez questão de permanecer ao lado de seu carro, orientando os mecânicos e discutindo com os dirigentes de sua equipe sobre os acertos que deveriam ser feitos. Em dado momento, chegou a pegar uma chave de fenda para regular, ele mesmo, a barra de direção de sua Ferrari, que fazia o carro flutuar bastante em algumas curvas do circuito. " Todos levam vantagens sobre mim, pois já testaram e acertaram seus carros na semana passada. O meu foi destruido no acidente e agora temos de começar tudo novamente." Era isso que ele dizia para os jornalistas, como desculpa para o sétimo lugar obtido ontem.
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. A grande atração nos boxes da Tyrrell, ontem, não era o piloto sul-africano Jody Scheckter, o terceiro candidato à conquista do título, embora com menores chances que Emerson Fittipaldi e Clay Regazzoni. As maiores atenções eram para Jackie Stewart, conselheiro da equipe e que está em Watkins Glen também como comentarista da tevê ABC dos Estados Unidos.
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Essa indiferença de dirigentes e mecânicos para Jody Scheckter pode ser, na opinião de alguns especialistas, o começo de uma grande surpresa por parte da Tyrrell, não só nos treinos de hoje, mas também na corrida de amanhã. Wilson Fittipaldi, pai de Emerson e cronista automobilístico há mais de 30 anos, o piloto sul-africano pode surpreender a todos, que até agora só se preocuparam com Emerson e Regazzoni. " A partir do momento em que existam possibilidades matemáticas para um piloto ganhar um título, deve-se levá-lo seriamente em consideração. Muitos não se lembram do que aconteceu em 1964, quando a situação entre Hill, Surtees e Jim Clark era mais ou menos a mesma, com Hill levando uma nítida vantagem sobre eles. Na última prova do campeonato, no México, Hill vencia com tranquilidade, mas bateu, quebrou as duas pernas e perdeu o campeonato para Surtees". falou o Barão.
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O piloto sul-africano, muito tranquilo, ontem, parecia não se preocupar com sua classificação no Mundial desse ano. Para ele, considerado um novato na Formula 1, ficar em segundo ou mesmo em terceiro já será excelente: "Numa temporada tão disputada como essa, em que três pilotos podem conquistar o título na última prova, o terceiro lugar já está muito bom. E no próximo ano, a disputa deverá ser ainda maior, já que entraram duas novas equipes bastante competitivas, a Penske e a Viceroy e deverão entra outras, como a dos Fittipaldi." disse o sul-africano.
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Pace não quer ajudar ninguém .
"Eu torço por uma vitória do Emerson, mas, se durante a corrida, os dois estiverem atrás de mim tentando a ultrapassagem, eu vou dar lugar para os dois ao mesmo tempo. Eu acho que uma disputa como essa é muito bonita, para ser definida às custas de um golpe sujo de qualquer outro piloto."
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Essa é a forma imparcial com que José Carlos Pace encara a luta entre Emerson e Regazzoni pelo título mundial, embora admita que, "para o automobilismo brasileiro, é muito importante uma nova vitória do Emerson no campeonato." Entretando, muitos julgam difícil que aconteça uma ultrapassagem de qualquer um desses pilotos sobre Pace durante a corrida, pois ele está sendo considerado um dos prováveis ganhadores do Grande Prêmio dos Estados Unidos, ao lado de Reutemann, Mario Andretti e Jody Scheckter.
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No intervalo das duas sessões do treino de ontem, Pace já estava satisfeito com o comportamento de seu carro. Mesmo naõ tendo conseguido um bom tempo, em consequência do intenso tráfego da pista, ele sentiu que o carro estava em perfeitas condições, e na segunda sessão encontrou a oportunidade que esperava para fazer a sua melhor volta. A apenas dois centésimos de segundo de Carlos Reutemann, seu companheiro de equipe. "Eu não pude conseguir melhor classificação porque não sobraram pneus macios iguais aos de Reutemann e do Andretti."
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Paul Newman tevê só pra ele .
O fato de o ator Paul Newman, um apaixonado do automobilismo, ter comprado os direitos da recepção da imagem em circuito fechado, já que a corrida não será transmitida diretamente para os Estados Unidos, e a esperança de Bob Kelli, um dos organizadores da prova, de um público de quase 200 mil pessoas, mostram o grande interesse que a corrida de amanhã está despertando.
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Como não poderá ir a Watkins Glen, Paul Newman telefonou ontem à noite para o Brasil, comprando da Rede Globo de Televisão o direito de ver, em casa, em circuito fechado, toda a transmissão da corrida. Enquanto isso, uma agência de turismo de Nova York pedia à comissão organizadora da prova uma reversa para 10 mil pessoas, a maioria brasileiros e italo-americanos.
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Palpite do Stewart: "Por méritos e qualidades deverá vencer o Emerson, mas tenho um palpite, sem explicação, de que o Regazzoni será o campeão". Mesmo tratando-se de um palpite, ou "uma intuição pessoal", como ele próprio afirma, a opinião é de Jackie Stewart, e por isso, muito respeitada entre as pessoas que estavam nos boxes ao final dos treinos de ontem. Ele acredita que os dois pilotos não vão forçar seus carros, e que deverão lutar pela quarta colocação, sem se importar com a disputa da vitória nessa prova, para qual ele também tem os seus favoritos: "Reutemann, Pace, Hunt, Andretti e o Jody. De um desses pilotos sairá o vencedor desse Grande Prêmio."
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Além de assessor da equipe Tyrrell, Jackie Stewart fará os comentários para a American Broadcasting Corporation, que vai gravar a corrida para transmissão em videotape, e por tudo o que se viu nos treinos de ontem, já sabe o que vai dizer no rápido comentário, antes do treino de hoje, a respeito da disputa entre Emerson e Regazzoni pelo título mundial:
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"O Emerson tem mais experiência, talento, calma e já ganhou um campeonato. Isso facilita as coisas para ele, que merece ser campeão novamente, pelo que fez durante a temporada. Mas tenho a impressão de que o Clay Regazzoni terá melhor sorte amanhã na corrida"...
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