sábado, 26 de janeiro de 2019

SE LEMBROU FOI DO RUSSELL !



Amigos, eu estava lendo esta declaração do Esteban Ocon, quando caiu a ficha e me lembrei que o George Russell também é piloto Mercedes.

Aí fica a dúvida do por quê o Ocon estar fora e o Russell dentro.

O "normal" seria a Mercedes colocar na vaga da Williams o Ocon e pagar mais uma temporada de Fórmula 2 para o George Russell. Vocês não acham que o "mais natural "seria fazer isso?

É muito "estranho" colocarem o Ocon na "geladeira", depois dele ter obtido excelentes resultados nas duas últimas temporadas.

Não vejo nenhum problema para o Russell fazer mais um ano de F2. Não acho que isso iria prejudicar sua carreira, pelo contrário, acho que seria mais um ano ganhando experiência.

Já Ocon ficar um ano parado, acho muito preocupante. Ele vinha embalado, numa crescente em sua carreira na F1 desde que estreou na Manor em 2016 onde foi o 23º disputando só meia temporada.

No ano seguinte, já na Force India termina o ano na excelente 8ª colocação. Em 2018, com a equipe passando por problemas, mais a notícia que com a venda da equipe seria ele que perderia o lugar, mesmo com todos problemas terminou o ano na 12ª colocação, com 49 pontos. Sergio terminou melhor mas enquanto o mexicano teve só dois abandonos, Ocon teve cinco, mais a desclassificação no GP dos USA quando foi o 8º

A Mercedes toda hora fala que vai arrumar um lugar para ele, etc. Mas aí fica uma dúvida, por quê não a vaga na Williams.

Para 2020, no meu entender só vai ter uma vaga disponível. Essa vaga seria a do Kubica na Williams.

No caso da Mercedes, tem a do Bottas, mas a Mercedes só tira ele se o desempenho dele for muito ruim ou se ele não servir mais para ajudar o Lewis em 2020.

A outra equipe que usa motores Mercedes é a Racing Point, mas essa provavelmente em 2020 deve manter Perez e Stroll.

E não vamos esquecer que em 2021 Max Verstappen vai estar livre do contrato com a Red Bull.

Assim como Ricciardo que tem contrato com a Renault até o fim 2020, é mais um piloto top no mercado.

Tenho lido muitos comentários idiotas como o do Mark Webber, dizendo que o Ricciardo tomou a decisão errada e que não será campeão na Renault. 

Avisa o Webber, que o Ricciardo não foi para Renault para ser campeão. Ele foi por falta de opções já que Mercedes e Ferrari o rejeitaram. Só por isso ele foi para Renault. Diante das opções que sobraram a Renault foi a melhor já que eles são equipe de fábrica e fabricam o próprio motor.

Então para o ano de 2021, estes dois pilotos top estarão sem contrato, o que é uma boa opção para o time Mercedes numa eventual aposentadoria do Hamilton.

A situação do Ocon não é muito tranquila, mesmo ele tendo o vínculo com a Mercedes. Para 2020 as chances dele são pequenas. Hamilton vai fazer pressão para manter o Bottas. Ele não vai querer um jovem ambicioso dividindo a equipe com ele.

E o Bottas terá que "satisfazer" o Hamilton este ano senão também corre o risco de ficar fora não só da Mercedes como também da F1. Porque atualmente a cotação dele anda em baixa e nenhuma equipe vai contratá-lo.

E tem mais...

Como será que Esteban Ocon vai reagir ficando um ano parado. Será que voltará sendo o mesmo Ocon, ou isso mexerá com sua cabecinha e ele entrará numa espiral negativa como ocorreu com Vandoorne.

Ser piloto Mercedes não garante nada. Pascal era um protegido e acabou fora.

E se a Williams fechar as portas em 2020, serão dois "pilotos Mercedes" (Ocon e Russell) sem emprego...