Pessoal, até agora foram disputadas 4 etapas de um total de 21. Sei que ainda é cedo para alguém cantar vitória, mas se você analisar as últimas temporadas, de 2017 e 18, verá que a chances da Mercedes conquistar o título são altíssimas.
Sem analisar o desempenho dos carros, só na dupla de pilotos, a Mercedes já sai na frente
Bottas se redimiu e lidera o campeonato. Até agora vem fazendo um campeonato excelente. A única corrida ruim foi no Bahrain, quando vinha bem até cometer um erro que permitiu a ultrapassagem da Ferrari do Leclerc seguida da Mercedes do Hamilton, depois disso, parece que perdeu a motivação e sumiu na corrida. Na China perdeu a corrida na largada, e dessa vez, concordo com ele, a linha branca de fato atrapalhou a sua tração. Fora isso, até agora nota 10.
Lewis Hamilton, até agora vem se comportando como um "adulto". Vem fazendo um bom início de campeonato. Apesar de batido por Bottas, a diferença entre os dois é sempre pequena. Mas quando se trata de Hamilton, é bom sempre ficar com um pé atrás. A qualquer hora, o amigo do Neymar pode dar um soco num torcedor. Até agora nota 10.
O atual Sebastian Vettel não é mais aquele Vettel de antigamente. Tá "meia boca". Como ele é um campeão, mesmo "meia boca" ainda é melhor que muito piloto que tem por aí. O problema que vejo nele é de perda de confiança. O cara senta no carro e o tempo não vem. O piloto perde a agressividade porque a coisa não flui naturalmente. Aí acontecem os "errinhos".
E recuperar essa "confiança", é uma coisa muito difícil de acontecer no meio de uma temporada.
Com o Vettel "meia boca", fica difícil para a Ferrari lutar contra uma Mercedes que não erra.
O outro é o "garoto" Charles Leclerc. Um tremendo piloto, muito rápido, mas que ainda é um "piloto de F2".
Vejam o caso do Max Verstappen. Até agora tem feito uma temporada exemplar. Em quatro corridas não cometeu um erro. Merece o prêmio de destaque da temporada. Vem tirando tudo daquele carro, sem ultrapassar os limites. Um Max rápido e "cerebral". Dosando na medida certa a agressividade e técnica.
Só que esse "novo" Max demorou 4 anos para "amadurecer". Hoje você pode dizer que ele está preparado para disputar um título mundial (como o carro certo) of course !
Se o Max demorou 4 anos para alcançar esse estágio na F1, Charles Leclerc não vai fazer isso "em 4 corridas".
Só se ele fizer um "cursinho" ou "Supletivo do Objetivo" para ganhar experiência de 4 anos em 4 "meses".
Será que ninguém da Ferrari percebeu isso ?
Por enquanto ele ainda é um piloto de Fórmula 2. Começou a temporada de F1 como terminou a de F2. Na largada na Austrália mostrou que ainda estava na F2. Eu não assisto corrida de F2 porque "falta classe" naqueles pilotos. Na largada é um negócio de "bumba meu boi": pneu e asa voando, um "dando" na traseira do outro...um horror.
Se a Ferrari me dissesse que tinha "um projeto" para serem campeões em 2021, eu até batia palmas. Fizeram a coisa certa. Começaram a se preparar com antecedência. Só que eles querem o título "para ontem" !
Eles querem vencer em 2019. Mas com um Vettel "meia boca" e um Leclerc "verde demais", fica difícil.
O mais grave é que eles tem um carro melhor do que tiveram no ano passado, e a situação no campeonato é pior que em 2018. Em 2018 começaram com duas vitórias, enquanto esse ano, já tiveram 4 derrotas.
Eu não vejo solução para o problema dos pilotos. Carro você troca a peça, mas não dá para "consertar" piloto.
Também não adianta "matricular" o Leclerc em um "curso intensivo" porque ele já falou que não gosta de "aprender".
Aliás, "aprender" é uma palavra que não consta no seu vocabulário.
Um defeito grave que vejo no Leclerc , é a sua "arrogância".
Ao contrário do que todo mundo diz, até agora eu não vi ele admitir que errou.
Em nenhum momento ele falou que errou porque ainda precisa aprender. Ele continua achando que já sabe de tudo. Ele pensa que está no mesmo "nível" de um Hamilton, Bottas, Verstappen...Tanto é, que ele desce do carro e começa com aquele negócio (chato) de "Charles estúpido". Isso não é admitir erro. Isso é "soberba".
Tem mais. Ele acabou de chegar e já está "cantando de galo", porque o Vettel está "meia boca"
Pega o exemplo na Red Bull: o Gasly (que é um excelente piloto) está sofrendo nesse começo de temporada, porque pegou o Max Verstappen na sua "melhor forma". Vai precisar de um tempo para encostar no Max.
Já o Leclerc, teve sua vida facilitada, porque pegou um Vettel "balançando", longe da sua melhor forma. Por este motivo o "galinho garnizé" está "cantando de galo".
Só lembrando, que no final do ano passado, o vovô Kimi, teve um desempenho melhor que o Vettel. Mostra que o Seb há muito tempo já não é o mesmo.
VISTA GROSSA
O mais grave, é que a Ferrari faz "vista grossa" em relação ao Leclerc. O desespero é tanto, que eles irão se "agarrar" no garoto.
Vi um monte de erros no Leclerc. Se eu vi, a Ferrari também viu.
A batida de Baku foi uma tragédia anunciada. Isso já era para ter acontecido na Austrália.
A batida de Baku foi uma tragédia anunciada. Isso já era para ter acontecido na Austrália.
Até agora, há uma certa complacência por parte da Ferrari em relação as atitudes do Leclerc.
OS DEFEITOS
Primeiro foi a largada da Austrália, que graças a um "santo forte" os dois carros não abandonaram a prova já no começo.
Segundo, a disposição de querer sempre ser mais rápido mesmo quando isso não é necessário. Não me parece que ele faz isso porque é veloz. Parece mais que ele quer "humilhar" os outros. Um problema, porque ele ainda é "muito pequeno" para esse tipo de atitude.
Eu venho notando isso faz tempo.
Outra coisa, aqueles rádios "Tõ mais rápido". Isso é engraçado para o torcedor, mas eu nunca vi a Ferrari achar graça nisso.
Se Massa fizesse isso na sua primeira corrida pela Ferrari, eles mandavam ele de volta para a Sauber na mesma hora. E isso vale para "qualquer" piloto da Ferrari não importando o seu "pedigree".
Com o Charles, fizeram "vista grossa" e "deixaram rolar". Tanto é que ele fez isso na Austrália, Bahrain e repetiu na China, onde até o Vettel surfou na onda. Faz esse tipo de coisa porque sabe "que o mundo" está ouvindo. Foi como o Villeneuve falou: hoje em dia os pilotos sabem quando estão sendo "filmados".
A Ferrari sempre "enquadrou" seus pilotos. Lá não existe "contrato". É cartilha. Contrato na Ferrari foi feito para ser rasgado. Quando você entra na Ferrari eles dão um "cartilha" e você tem que "rezar" conforme essa cartilha.
No dia que você resolve não "rezar" conforme a cartilha, eles rasgam o contrato na sua cara e mandam você passar no "caixa".
Por isso o meu espanto. O desespero deve ser grande, porque o Leclerc "tá querendo" mandar no time, e a Ferrari tá deixando.
Em quatro corridas, fez "coisas" que nem o Fernando Alonso (campeão mundial) se "atreveu" a fazer.
Em quatro corridas, fez "coisas" que nem o Fernando Alonso (campeão mundial) se "atreveu" a fazer.
Ontem eu li essa notícia. "Leclerc não culpa a equipe pela estratégia, mas quer analisar os dados"...´
Que dizer que o "fedelho", recém saído da F2, quer "analisar os dados" !
É o que faltava. Ele deve "achar" que já sabe mais do que aquele "bando de técnicos no box" !
"Soberba", essa é a palavra.
Eles irão perder o título esse ano. A culpa recairá sobre Binotto, Vettel, os engenheiros, os estrategistas...menos o Leclerc. Irão poupar o Leclerc porque se eles culparem o garoto será uma confissão que erraram na escolha dos pilotos. Subiram o garoto cedo demais.
A Ferrari nunca vai admitir que errou, porque Leclerc foi escolha do falecido presidente.
MERCEDES COM UMA MÃO NA TAÇA
Porque eu acho que a Mercedes vai ser a campeã. Reparem no gráfico abaixo de 2017 e 2018:
A Mercedes sempre reage rapidamente após uma derrota para a Ferrari. Notem que a reação é quase imediata, no máximo, o domínio da Ferrari é de 2 corridas. Em seguida vem a reação da Mercedes.
Outro fator importante: a reação na fase final (a mais importante) onde a Mercedes é sempre avassaladora
2017
2018
Depois de olhar os gráficos, chegamos a conclusão que, a Mercedes depois desse domínio em quatro corridas, já está com uma mão na taça. Ela pode cair de rendimento, mas quando isso acontece a fábrica reage e entrega atualizações para os seus pilotos. Enquanto a Ferrari costuma deixar seus pilotos "na mão".
Conclusão
Não tenho nada contra Charles Leclerc. É um tremendo piloto, muito rápido, com incrível habilidade no controle do carro. Só que ainda é muito jovem e (vai) ser alçado para posição de salvador da pátria na luta pelo título de 2019, o que é um erro. Missão para a qual ainda não está preparado.
O único culpado pela perda do título em 2019 será a própria Ferrari. Pensaram no carro mas esqueceram dos pilotos.
Para você ser campeão não basta ter um piloto que seja rápido. Não é suficiente vencer 3 ou 4 corridas. É preciso constância. E isso requer "experiência". Você tem que aproveitar as oportunidades quando você está melhor, e minimizar as perdas quando você está atrás.
A Ferrari tem em Vettel a "experiência" necessária, mas, no momento, falta-lhe "agressividade".
Na minha opinião o erro maior foi na escolha de Leclerc. Como eles já sabiam dos problemas com o Vettel, a escolha certa seria Daniel Ricciardo.
Aquele da marcha-ré ? É aquele mesmo !
Ricciardo estava pronto para assumir o lugar de Vettel na luta contra a Mercedes. Já Leclerc ainda vai demorar um tempo.